As várias camadas de Sandman

Você está visualizando atualmente As várias camadas de Sandman

Sandman, de Neil Gaiman, foi lançada pela Vertigo em 1988. Uma das séries de maior sucesso dos quadrinhos, foi dividida em arcos que exploram o universo mágico de Sonho, um dos Perpétuos, também conhecido como Morpheus, Oneiros e muitos outros nomes, através de histórias que mesclam terror e beleza.

Sonho tem outros seis irmãos e irmãs que estão aqui desde o início dos tempos e são eles: Destino, Morte, Desejo, Desespero, Delírio e Destruição. Seus nomes descrevem suas funções e seus domínios. Há muitos anos atrás, alguns feiticeiros tentaram acabar com a Morte capturando-a, mas acabaram capturando Sonho em seu lugar. Quando finalmente conseguiu escapar, Sonho teve que encarar as mudanças que haviam ocorrido em seu reino e as mudanças pelas quais ele mesmo havia passado.

Prelúdios e Noturnos é o início da série, quando Sonho escapa de sua prisão e sai em busca de suas ferramentas perdidas: sua bolsa, máscara e um rubi. Esta jornada o leva até os portões do Inferno e o ensina uma importante lição sobre contar com ferramentas e nos apresenta a outra personagem da série, sua irmã Morte.

A Casa de Bonecas nos mostra que Sonho ainda não conseguiu resolver todos os problemas causados em sua ausência. Três sonhos escaparam do Sonhar: os terríveis Brute e Glob e o brincalhão Fiddler’s Green. Esta história é intercalada com outra sobre uma jovem chamada Rose Walker e sua busca pelo irmão mais novo. No decorrer da trama, uma força que poderia destruir todos os sonhadores, e, portanto, o mundo todo também, é descoberta: o Vortéx.

Terra dos Sonhos é o primeiro arco de histórias inteiramente formado por contos diferentes. O leitor é apresentado filho à mãe do filho de Morfeu e descobre sobre o que os gatos costumam sonhar. Também nos é apresentada a origem de Sonhos de uma noite de verão de Shakespeare (conto que recebeu o prêmio Literário de melhor conto no World Fantasy Award de 1991). A Morte tem sua própria história que conta sobre sua tentativa de ajudar um ex-super-herói que sofre de agorafobia.

Em Estação das Brumas Gaiman retorna à série. Nela, Lúcifer se cansa de ser o senhor do Inferno, coloca todos para fora e o tranca. A chave é entregue à Sandman que tem que decidir qual dos candidatos irá recebê-la. Com certeza é umas das histórias mais populares dos arcos, recheada de seres mitológicos diversos em busca deste instrumento poderoso.

Em Um jogo de você, bruxaria antiga e fantasia se misturam para criar uma aventura apresentando Barbie, de A Casa de Bonecas. Ela descobre que devaneios são na verdade portões para outro mundo, onde ela é uma princesa que salva seus súditos das garras do Cuco.

Fábulas e Reflexões é outra coleção de histórias. Somos apresentados ao “Imperador da América”, um diretor que deve escolher se voa ou cai, um lobisomem em busca de seus sonhos, Joanna Constantine em busca do filho de Morfeu, Marco Pólo, César Augusto e muitos outros.

Em Vidas Breves, a irmã mais nova de Sonho, Delírio, convence seu irmão a ir à procura de Destruição, o irmão desaparecido, mas o preço para encontrar o irmão pródigo pode ser mais alto do que Sandman esteja disposto a pagar.

Em O Fim do Mundo, os personagens são reunidos por uma tempestade, causadas por mudanças drásticas acontecidas no mundo real. Eles encontram abrigo em uma taverna, onde passam o tempo com suas histórias, tão maravilhosas quanto misteriosas. Somos transportados a diversos lugares: nos sonhos de uma cidade, descobrindo os segredos de Necrópolis, onde funerais são um estilo de vida, nos juntamos a Cluracan em uma aventura, fugindo para o mar. Os contos nunca focam em Sandman propriamente dito, mas nos contam sobre a natureza de fábulas e sonhos tão fielmente como quando ele é o centro da trama.

Em Entes Queridos, Sonho é pego pelas repercussões de suas ações em Vidas Breves e em A Casa de Bonecas. O filho de Lyta Hall é sequestrado e talvez assassinado e ela culpa Morfeu por isso. Ela fica louca, chamando os Entes Queridos, também conhecidos como as Fúrias, para se vingar. Eles invadem o Sonhar e forçam Morfeu a fazer um sacrifício que irá transformar o Sonhar para sempre.

Despertar é o final da série e amarra algumas arestas soltas ao longo da série com a mensagem de que os sonhos nunca morrem.

Nas palavras de seu autor, Neil Gaiman, ler a série não é simplesmente se aventurar com uma história em quadrinhos comum, mas sair em uma jornada, além dos limites da realidade rumo à um mundo que só visitamos enquanto dormimos.

Na primeira edição de Sandman, Gaiman conta como surgiu a ideia de fazer a série, explicando que o personagem já aparecia em outras histórias de super-heróis que costumava ler na adolescência, mas sempre de forma tímida e discreta e que o fato dele viver nos Sonhos lhe chamava muita atenção.

Em 1985 a DC Comics ofereceu a ele a chance de escrever Sandman, dizendo que queriam um novo Sandman. Gaiman deveria manter o nome do personagem, mas o restante ficaria por sua conta. Pensou em uma revista cujas fronteiras estivessem tão distantes quanto as de um sonho e assim, o novo Sandman nasceu.

 

AS DIVERSAS CAMADAS DE SANDMAN ESCONDIDAS EM SUAS REFERÊNCIAS

 Sobre as referências literárias e Mitológicas encontradas nos  principais arcos das histórias de Sandman, a primeira e mais importante seria a do próprio protagonista. Embora não seja um Deus, como afirma seu autor, Sandman é conhecido na Mitologia Grega como Morfeu, um dos mil filhos de Hipno, Deus do sono.  O nome é derivado da palavra “forma” em grego, que se refere ao fato de que na crença antiga Morfeu pudesse se transformar e adquirir a forma humana para aparecer nos sonhos dos que dormem.

Entre as referências importantes que podemos encontrar em Prelúdios e Noturnos, é importante citar a contextualização histórica do enredo que narra acontecimentos ocorridos no século 20, que vão desde a I Guerra Mundial, (1914-1918) aos anos 20 e ao ano de 1968, cujos acontecimentos o fizeram um ano único na história mundial:O início do movimento Hippie, a Primavera de Praga,  maio de 68 de Paris, o assassinato do candidato a presidente Robert F. Kennedy e a estréia de 2001: Uma odisséia no Espaço.

Outro elemento histórico real é a encefalite letárgica ou doença do sono que se espalhou pela Europa e parte da América do Norte entre 1915 e 1926 e que teria sido atribuída à captura de Sandman pelos feiticeiros citados previamente.

Embora não tenha sido reconhecido propriamente como um escritor, Aleister Crowley é uma figura que também aparece no primeiro episódio da série. O controverso ocultista e fundador da Sociedade Alternativa, que nos anos 70 ficou conhecida através das letras do rockeiro Raul Seixas em parceria com o Mago Paulo Coelho, é referenciado em uma camiseta de um dos personagens onde se lê: “Do what thou wilt”, início da frase que ficou imortalizada como” Faça o que quiseres, pois é tudo da Lei”.

Através do Espelho é a segunda parte das aventuras de Alice nos país das Maravilhas. Escrito por Lewis Carrol em 1871, é citada no primeiro episódio juntamente com “It”, de Stephen King, no entanto, posteriormente, o autor se utiliza deste artifício com mais frequência, como poderemos notar.

Ainda em Prelúdios e Noturnos, em sua primeira visita ao inferno – Uma esperança no Inferno-  Sandman passa pelo “Bosque dos Suicidas”, território que aparece em uma das três partes da famosa obra de Dante Alighieri – A Divina Comédia- intitulada O Inferno.

Em A Casa de Bonecas, encontramos o episódio Homens de boa Fortuna que talvez seja o conto com maior incidência de personagens históricos. A trama se passa em uma taberna ao longo de 600 anos, de 1389 à 1989 e ao longo as páginas, nos deparamos com personagens ilustres como Geoffrey Chaucer (1340 – 1400) autor de dos famosos Contos da Cantuária e com uma alusão literária ao poema de William Langland, 1360 Piers Plowman uma, ode medieval inglesa. No entanto, a grande surpresa fica pela primeira aparição de William Shakespeare (1564 – 1616) e o curto diálogo ocorrido entre ele e Sandman, levando a crer que seu sucesso subsequente teria sido resultado desta conversa.

Em Terra dos Sonhos, Gaiman cria uma nova versão para a clássica história de Shakespeare Sonhos de uma noite de verão, onde fica claro que o acordo firmado entre o dramaturgo e Sandman teria lhe rendido muita fama e por isso, a peça seria encenada em homenagem ao senhor dos Sonhos.

Thermidor é um episódio dentro de Espelhos Distantes inteiramente dedicado à Revolução Francesa, por isso, encontramos personagens ilustres como Maximilien Robespierre (1758 – 1794) que foi um dos protagonistas da Revolução durante o período conhecido como Reinado do Terror e  Thomas Paine (1737 – 1809),político liberal e escritor americano que viajou à França naquela época. Outro político que aparece é William Pitt (1759- 1806), Primeiro Ministro da Grã Bretanha de 1783 à 1801 e de 1804 à 1806.

Ainda em Espelhos Distantes, temos Augusto, episódio dedicado a história Romana e ao então imperador César Augusto ( 63. A.C. – 14 d. C) e de seus parentes tão ilustres quanto ele, suas batalhas e claro, seus sonhos. Além de Calígola, Lúcio e tantos outros personagens daquela época, podemos citar como referência literária o ator Pílades e seu exílio, bem como sua obra Menaechmi (216 a.C.) de Plauto. O capítulo também faz alusões a vários Deuses que mencionaremos a seguir.

Ao longo dos demais capítulos, nos deparamos com inúmeras referências literárias e mitológicas,  como em Um jogo de você , onde  O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, 1954, O mágico de Oz de Lyman Frank Baum, 1900 e  As crônicas de Nárnia de C. S. Lewis, 1949 – 1954 , fazem parte da coleção de livros de Bárbara.

Entre as citações mais famosas, temos em Convergência referência à Gautama Buddha (566 – 478 a. C.), fundador do budismo e a San José de Cupertino (S. XV). Em Vidas Breves passamos pelo polêmico Marquês de Sade, 1740-1814 à Sigmund Freud , 1856-1939 , pai da psicanálise. No conto Ramadam, o personagem principal é Harún al-Rashid (766 – 809) cuja notoriedade se deve ao fato de seus feitos terem sido imortalizados nas lendas das Mil e uma Noites(séc. IX).

Uma das histórias mais recheadas de personagens mitológicos é Uma canção para Orfeu, onde além de sermos apresentados ao filho de Morfeu, conhecemos também Eurídice, cuja lenda é mundialmente famosa por seu amante não ter conseguido resgatá-la do Inferno.

 

Referências à Mitologia Grega encontradas em Sandman:

  • Cloto, Láquesis e Átropos, também conhecidas como Moiras, ou Euménides. As portadoras da Vingança
  • Calíope, musa da poesía.
  • Hippolyta, rainha da Amazonas
  • Medusas, monstros mitológicos caracterizados com serpentes no lugar de cabelos. De acordo com o mito de Perseu, qualquer um que as encarava, era transformado em pedra.
  • Orfeu, filho do Deus Apólo com a musa Calíope.
  • Eurídice, esposa de Orfeu
  • Himeneo: eus Grego das celebrações e matrimônio.
  • Sátiro: criatura metade homem , metade cabra, adoradora de Dionísio, Deus da Luxúria.
  • Hades:  Deus Grego dos Mortos e das riquezas.
  • Perséfone: Rainha do submundo grego
  • Heracles: Herói mitológico
  • Caronte: Barqueiro do Rio Hades, que transporta os mortos.
  • Tántalo: Rei de Frigia condenado por Zeus ao mais profundo dos submundos.
  • As Bacantes: adoradoras do Deus Baco (Dioniso).

Os 7 Perpétuos para os Gregos, de acordo com “ Uma canção para Orfeu”:

  • Potmos :Destino
  • Teleute : Morte
  • Oneiros: Sonho
  • Olethros : Destruição
  • Aponoia : Desespero
  • Epithumia : Desejo
  • Mania : Delírio

As referências culturais, sejam elas literárias, musicais, cinematográficas, místicas… são tantas, que seu mapeamento completo daria uma obra à parte. Ainda assim, esse jogo de “caça ao tesouro”atrás de citações familiares, confere à série uma variedade de camadas que são apreciadas diferentemente por cada leitor, dependendo do seu repertório cultural.

Não à toa, além de ser uma das séries de HQ mais bem sucedidas da histórias dos quadrinhos, também recebeu prêmios literários que nunca haviam sido conferidos aos quadrinhos antes.

Por isso, se ainda não leu, comece o quanto antes. Se já leu, que outras referências ficou feliz de encontrar na obra de Gaiman?

 

 

 

Dani Marino

Dani Marino é pesquisadora de Quadrinhos, integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Formada em Letras, com habilitação Português/Inglês, atualmente cursa o Mestrado em Comunicação na Escola de Artes e Comunicação da USP. Também colabora com outros sites de cultura pop e quadrinhos como o Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.

Deixe um comentário