As mulheres e as mudanças

Você está visualizando atualmente As mulheres e as mudanças

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Aqui no Iluminerds estamos fazendo uma série de postagens especiais em homenagem as mulheres. Afinal o Dia Internacional das Mulheres é dia 8/03. Eu poderia elaborar um texto sobre qualquer personalidade feminina que mais me motiva, tanto que, inicialmente, pensei na Deusa do Metal, Doro Pesch, e falar sobre a sua importância no cenário do Heavy Metal, mas acabei mudando o meu foco e achei melhor escrever algo para homenagear as meninas do site.

A justificativa da minha mudança na homenagem é simples, como co-fundador do site, eu já presenciei o site passar por várias mudanças e, acredito que, hoje o site esta mais maduro, principalmente com relação as postagens que estamos publicando ultimamente.

Não há como negar que esse amadurecimento aconteceu a partir do momento em que essas lindas foram entrando na equipe. Claro que nem todos gostam de mudanças, eu mesmo, sou um pouco resistente a mudanças, mas no caso do site, confesso, que andava meio desmotivado para escrever e conforme essas “Iluminerdas” foram postando seus textos e participando das discussões tanto nos comentários do site, bem como nos grupos do Facebook e WhatsApp, aos poucos minha vontade de escrever foi crescendo.

Um outro exemplo de mudança e amadurecimento em relação site é que passamos a discutir assuntos como feminismo, machismo, misoginia de forma mais séria e esses assuntos não ficaram mais somente nos grupos fechados, eles viraram postagens, tanto que escrevi um perguntando se eu evoluí.

Essas mudanças, também, foram percebidas pelas pessoas que acessam e leem nosso conteúdo e, infelizmente, a forma como alguns leitores receberam esse amadurecimento foi, no mínimo, deselegante para com as nossas meninas e ser deselegante com elas é ser deselegante com todos os membros do site.

A vida é um processo de amadurecimento e, infelizmente, o amadurecimento não tem nenhuma relação com a idade, sendo assim podemos conhecer jovens já maduros bem como adultos nada evoluídos.

Apesar de todos os desafios que temos pela frente, além das constantes mudanças para melhor levar aos nossos leitores postagens que gerem reflexões, não somente no mundo das HQs, mas na cultura como um todo, continuaremos com a nossa postura de promover o diálogo sem ataques ou ofensas e, principalmente, sempre com argumentos. Afinal um dos motivos para a criação do site foi esse: Debater assuntos de forma madura.

Então aqui fica o meu agradecimento a essas lindas e poderosas meninas que hoje fazem parte do site Iluminerds.

Parabéns a todas vocês.

Beijos.

Conheça nossas iluminerds

Hypolita Prince

Oi! Atendo no Iluminerds pela alcunha de Hypolita Prince. Tenho 22 anos, estudo Física, e estudei quatro períodos de Filosofia na Universidade Federal do Amazonas. Interesso-me por ficção científica, por política, esportes e áreas diversas, portanto, gosto de obras que trabalhem esses conteúdos. Apesar da paixão por HQ’s, também gosto de ler mangás e outros estilos de gibis. Ainda tenho receio com o termo “nerd”, pois na época de escola, ainda era um termo pejorativo, portanto, não consigo me identificar bem com o termo. Gosto muito das HQ’s e animações da DC Comics e Vertigo. Sandman e Hellblazer são minhas HQ’s preferidas. Das animações, minhas preferidas são Batman Ano Um (cuja HQ também é ótima), e Mulher Maravilha (2009). Dos mangás e animes que acompanho, os preferidos são One Piece, que leio e acompanho desde 2008, Hunter x Hunter, Haikyuu e o anime Yuri On Ice. Nos filmes, gosto mais dos filmes da DC que dos filmes da Marvel. Mas acho que ambos os universos são mal desenvolvidos. No Iluminerds, escrevo bastante sobre feminismo, política e outras coisas que me interessam. Procuro escrever de forma leve, pois nos meus textos busco uma abordagem mais acessível, de fácil compreensão. Gosto de conversas longas e textões, portanto, sempre estou envolvida em logos debates e discussões sobre temas diversos.

Citação preferida: “Às vezes você acorda. Às vezes a queda mata você. Às vezes, quando você cai, você voa.” – Neil Gaiman.

Dani Marino

Eu quase não entro para os Iluminerds, mas graças ao Ebony, fico muito feliz em estar aqui e saber que faço parte de uma série de iniciativas para tornar o
site mais antenado com o contexto atual.

Entre os motivos que quase me levaram a recusar o convite para integrar a equipe, foi que não conhecia os Iluminerds e não entendia porque o que eu tenho a dizer poderia ser útil ao grupo. Isso porque eu vinha de um ano ouvindo de um colega que nada do que eu escrevia era bom, ainda que várias outras pessoas dissessem o contrário.

Caí de paraquedas em um universo que eu não imaginava ser tão machista, onde sou constantemente xingada e atacada apenas por expressar o que sinto. Uma olhada nos comentários de alguns dos meus textos comprovam esses ataques. Geralmente são xingamentos e críticas rasas vindas de “homens” que se escondem atrás de perfis falsos e que não se dão ao trabalho de ler os textos por completo, ou quando o fazem, deixam claro seus problemas de interpretação quando não conseguem construir um único argumento embasado em algo que não seja a própria opinião.

Por isso, meu objetivo como uma produtora de conteúdo nerd não poderia deixar de incluir trazer mais visibilidade às mulheres nesse meio, mesmo por meio das minhas leituras e considerações sobre produções masculinas, pois ao menos estou ocupando um espaço que já me disseram que eu não deveria.

Sou pesquisadora de histórias em quadrinhos, cursando mestrado na USP. Sou mãe e sou bipolar, o que significa que a cada ação eu preciso me empenhar bastante para conseguir um resultado significativo, mas cada esforço vale muito a pena quando eu tenho conhecimento dos resultados. Um deles é justamente perceber a mudança de mentalidade dentro do próprio site.

Que venham mais mudanças.

Glau Kemp

Oi meu nome é Glau Kemp. Como podem ver gosto de animações, sou viciada em filmes e séries. Escrevo terror e suspense e recentemente estou me aventurando em roteiros. Editora assistente da revista Litere-se e agora Iluminerd estagiária. Não me considero uma nerd e talvez seja demitida por revelar isso (Chefe me dá uma chance), mas estou aqui para representar você: Um nerd nível um ou em ascensão. Me interesso por tudo no universo do terror. E quando não estou escrevendo estou ouvindo um podcast, montando quebra-cabeças, maratonando uma série ou jogando a mesma fase de algum jogo no ps4 até passar. Essa eu sou, uma menina de Itaipuaçu que sonha em espalhar o que escreve para o mundo.

Perla Castro

Perla de Castro tem 25 anos, formada em Administração, moradora de Queimados-RJ.

Além de poeta, escritora, colunista, editora e apaixonada por livros, é fotógrafa. Aprecia fotografar a natureza e suas paisagens e as fases da Lua.

Em março de 2016 iniciou como Colunista do site Vida de Escritor, onde hoje é editora assistente. No mesmo ano participou de várias antologias de poesia,de contos de  terror/suspense da Editora Illuminare. E participou de uma antologia poética da Editora Chiado que será lançada em maio de 2017.

Em outubro de 2016 lançou a Revista Litere-se onde é Editora-Chefe.

Em fevereiro de 2017 ganhou o Prêmio de Destaque Literário de 2016 como Contista da Editora Illuminare. Também em fevereiro tornou-se Colunista no site Iluminerds onde escreve sobre Literatura e colaboradora do Site da Baixada.

No mundo nerd o que a encanta são as séries, livros, cinema e quadrinhos. 

 Paola Giometti

Paola Giometti nasceu em São Paulo, Capital, em 1983. É graduada em Biologia, mestre e doutoranda em Ciências. Colaborou com a Revista Mundo dos Super-heróis na edição 57 com uma matéria sobre o papel da mulher nos quadrinhos. Em eventos sobre a cultura nerd, Paola é cosplayer da personagem Lara Croft, sua heroína nos games e hqs desde a infância. Publicou o livro O Destino do Lobo, primeiro volume da série Fábulas da Terra, além de ter participado das coletâneas literárias Xeque-mate, Horas Sombrias, Aquarela, Círculo do Medo, King Edgar Hotel,
Legado de Sangue, Outrora e Sede, todas da Andross Editora. Paola não só participou com contos das coletâneas Outrora e Sede como também foi a organizadora dessas antologias.

Anna Christina

Tudo que é relacionado ao mundo nerd sempre me chamou muita atenção e sempre procurei estar por dentro de tudo que gostava, mesmo passando por certos incomodos e algumas piadinhas (“E mulher gosta disso, até parece”). Fui aos poucos me metendo e ganhando hobbies muito presentes na minha vida hoje em dia, como jogos e rpg. Ler é outra coisa que evoluí depois de uns anos graças a uma boa educação e incentivo para leitura dentro de casa. Dentro do mundo nerd eu conheci as fantásticas histórias do mundo de Harry Potter, Tolkien, Neil Gaiman, Patrick Rothfuss… Com uma meta de pelo menos um livro por mês, eu vou vivendo… Ler o mesmo livro conta como mais um, sim! Sempre tem aquela história que nos cativa mais não é?

Carol Legatti

Me chamo Carolina Legatti, tenho 20 anos, moro em Campinas, SP e sou estudante de psicologia, no começo foi por querer ajudar as pessoas, mas descobri no curso um grande amor por filosofia.

Desde pequena tenho uma fascinação por filmes de terror por influência da minha mãe que sempre foi uma grande fã de Hitchcock, e isso com os anos foi mudando mais para um grande amor pelo gore. Assisto quase todo gênero de filme, mas o que sempre me chama atenção são filmes mais violentos com muito sangue e mortes brutais ou até mesmo os filmes considerados “perturbadores” pela maioria das pessoas. Apesar de gostar de filmes violentos, sou uma pessoa até que bem calma e repudio violência na vida real, só acho divertido nos filmes hahahhah Enfim, eu me descrevo como uma amante do cinema do horror, mas que também gosta de um filmes com embasamento filosófico, principalmente se for conceitos de Nietzsche.

Ninfa

Ninfa Alves é nerd de carteirinha com sotaque paulista de raiz e super fã de Carmen Sandiego. Quando fez intercâmbio foi colega de quarto de um paquistanês que quis ensinar-lhe, sem sucesso, que Singham é ator dramático e não de comédia! É cinéfila, gamer, curte séries e seriados e adora gatos. Chegou no Iluminerds já há algum tempo, tendo emprestado sua voz e grande humor ao Ilumicast e sua grande verve ao Iluminação. É uma garota corajosa que enfrenta a vida sem a vesícula e os irmãos mais velhos como desafiantes no videogame!

Lady Syf

Tenho formação na área de artes e Música, então Música e Literatura são meus maiores focos – as HQs (leia-se mangás e manhwas também) são a grande paixão! Batman é meu personagem preferido! Toquei em grupos de Música Antiga e bandas de Heavy Metal pela vida. Já há bastante tempo me dedico no mundo dos “scans” a traduzir e diagramar HQs fora do mainstream e ao hub no DC++ do meu grupo, que hoje em dia se chama Mochileiros dos Quadrinhos. Nas HQ’s (e em quase tudo o mais) curto os mitos, o oculto, o incomum, a surpresa (Vertigo, 2000AD, Heavy Metal <3) e a justiça violenta e detetivesca (Bats <3). Já fui muito ligada em cinema, mas apesar de ainda curtir bastante, no momento animações e animes têm bem mais espaço no meu coração. Não posso negar que sou fujoshi e que se puder coleciono bonequinhos. No Iluminerds participo há bastante tempo do Ilumicast e no Iluminarte sou a diagramadora do Multiverso Iluminerds.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Deixe um comentário