Analisando arquétipos: Persona – Parte 3

Você está visualizando atualmente Analisando arquétipos: Persona – Parte 3

Falaê!

Estivemos falando nesses três post’s sobre o arquétipo da Persona. No primeiro, apresentei de onde raios vem esse termo e o que diabos significa. Já no segundo, mostrei uma enxurrada de exemplos de onde esse conceito é aplicado nas mídias, mas você talvez me pergunte “Pra que saber de tudo isso? É pra escrever bons contos?”

Então, a ideia dos textos é, além de mostrar como eles se apresentam nas mídias, uma maneira de revelar como ele repercute em nós, pois mesmo não sendo super-heróis, usamos sim as nossas máscaras, as nossas personas no nosso dia-a-dia – e não me refiro àquela extensão bacana do Firefox. Hoje, apresento a dinâmica de forma mais ampla.

No ano de 2013 (pertinho do meu aniversário), tivemos as “manifestações de junho” ou “primavera (em pleno inverno) brasileira” ou “aquele bando de gente reclamando e quebrando tudo” (como as mídias televisivas quiseram apresentar). Nelas, muitos dos que participavam do “evento” foram para a rua com a máscara do “ V ” protagonista da história V de vingança com o intuito de representar aquele que se levantou contra o governo da época. A questão é, que ao usar esta máscara, eles criam outros personagens mais adaptados aos seus posicionamentos e mais adequados ao nosso tempo e ao local.

7079354709

O arquétipo da persona tem como ponto positivo a integração do indivíduo a um grupo (seja qual for o grupo, até os Iluminerds) de maneira harmoniosa (ou que, pelo menos, se adeque ao objetivo – o que não é o caso do Housyemberg e, até hoje, não sabemos o motivo de ele continuar no site). Como ponto negativo, a persona torna-se uma prisão, pois engaiola tudo que é espontâneo, criativo e tenta mostrar somente aquilo que os outros querem dele.

Um bom exemplo seria o de um deputado que, ao defender que as mulheres devem ganhar menos do que os homens, começa o discurso dizendo “Eu sou liberal. Defendo a propriedade privada…”. Oras, sua linha de discurso está baseada no que ele se diz ser, independente de ele acreditar no que diz (e isso deveria acontecer neste contexto). O nobre deputado, ao invés de defender sua tese através do seu querer, se protege dizendo que o seu discurso é oriundo do fato de ele ser liberal (politicamente falando, aiaiai !).

Jair-Bolsonaro_Eliseu-Antonio-Gomes_Belverede

Algumas instituições (prisões, escolas, igreja) também auxiliam na criação dessas máscaras, pois elas já trazem consigo um roteiro, um dogma no qual o indivíduo tem de se adequar, marcando-os na forma que a sociedade afirma o que se esperar dele. Caberá aos heróis da história (você, pateta!), não aceitar as imposições externas e criar o seu próprio caminho, da sua forma, ainda que seja aceitando algumas regras.

Na psicologia, temos um autor psicanalista que está num conceito muito próximo deste do arquétipo jungioano da persona, chamado Winnicott. Ele propôs o conceito do “Falso Self”, que seria (metaforicamente) uma casca de árvore que cresce ao redor do Self (bonito, né?). Em outras palavras o Falso Self seria uma defesa que o bebê cria (claro que se estende para a vida adulta quando não tratada), para se adaptar ao seu ambiente.

wi

Este conceito, apesar de parecido com o conceito da persona junguiana (pois são defesas através da adaptação ao mundo externo), se diferencia unicamente por conta de que o conceito de Falso Self é um componente inconsciente. Então, você não percebe que está tomando determinadas decisões, enquanto que o arquétipo da persona é consciente, ou seja, você sabe que está fazendo uso dele e pode parar a qualquer momento.

Viu? Terminamos com mais este arquétipo, agora só nos faltam três, que provavelmente sairão este ano para a delírio do nosso amigo mafioso, rs.

Panter-O

Redator dos Iluminerds, antenado em quadrinhos e Psicologia. Esta será a minha melhor versão de mim, rsrsrs.

Este post tem 63 comentários

  1. Aline Rosa

    Me entristece ver que há pessoas com pensamento tão pequeno e que achem necessário agredir verbalmente o autor de um texto extremamente esclarecedor! E o mais triste é o fato de escrever errado! PSEUDO. Desnecessário continuar!

    1. Aline Rosa

      Du bist Recht! Es gibt kein Platz für eine Frau hier! Nur für ein Idiot Kind dass möchte jemand sein! Tut mir sehr leid! So, ich gehe aus, mache keine Sorgen!

        1. Ebony Spiderman

          Rsrsrsrs,
          Idiota, só vc para pensar em escrever essa palavra na buceta da minha mãe, reforça a minha teoria da sua virgindade.

          1. Ebony Spiderman

            Ou será que foi abusado sexualmente quando menor? Procure um psicólogo para trabalhar essas questões, rsrs

          2. Aline Rosa

            Depois dessa calaria a boca! Teoria PERFEITA!

          3. Harvey_o_Adevogado

            melhor post de todos, todos, todos tempos…

          4. Aline Rosa

            É você viu isso só agora? Hmm…

          5. Harvey_o_Adevogado

            que issoooo

          6. Harvey_o_Adevogado

            Que boca suja. Use vagina, ou de forma lato: aparelho reprodutor feminino. E depois beija sua mãe com essa boca.

          1. Harvey_o_Adevogado

            traga pipoca e refri…deve ter sido divertido.

          2. Aline Rosa

            Foi sim Harvey! Minha primeira noite divertida do ano! Canalisei todo meu stress para o babaca! Foi em uma sexta-feira isso!

          3. Harvey_o_Adevogado

            faz bem…para destressar costumo correr (faz tempo que não faço isso).

          4. Aline Rosa

            Tenho que voltar a praticar yoga! Esse ano foi bem corrido e sinto falta!!!

      1. Aline Rosa

        Cala a boca seu virgem de uma figa! Sai de trás do computador e vai ajudar sua mãe que está atrás do fogão! Larga de ofender os outros; vá estudar; arranjar emprego e ajudar ela a custear a despesa que dá para a coitada! Machista de uma figa que usa o Google tradutor de forma HORRÍVEL! Nojento!

        1. Aline Rosa

          Quero ver me falar isso pessoalmente! Covarde que se esconde atrás da Internet! Não dá a cara a bater!

          1. Aline Rosa

            É uma ideia, mas duvido que seja necessário.

          1. Aline Rosa

            Antes fosse necessário palhaço! Meu namorado acaba de chegar e eu vou gastar minhas energias com algo mais útil! Cresça e apareça!

          2. Ebony Spiderman

            O Priscila Rainha do Deserto, aconselho a fazer o mesmo, espere seu namorado e vá fazer sexo, isso deve ser falta de rola.

          3. Harvey_o_Adevogado

            essa foi fraca ebony, sou seu amigo, mas tenho que ser sincero…

          4. Harvey_o_Adevogado

          5. Aline Rosa

            Mentirinha! 😉 Não curto dor de cabeça!

          6. Harvey_o_Adevogado

            caracaaaa…perdi a treta mesmo!

          1. Aline Rosa

            Esquece, o cara é tão frustrado que não admite a derrota! Aqui a Alemanha somos nós e o Brasil ele!

          2. Harvey_o_Adevogado

            mora na Alemanha? tenho parentes que moram ai e tenho nacionalidade alemã. só falta falar alemão. Mas, chego lá…

          3. Aline Rosa

            Já fui várias vezes para lá, mas moro aqui mesmo! Só não no RJ, apesar de já ter morado aí durante cinco anos! Sabe em que cidade moram?

          4. Harvey_o_Adevogado

            Augsburg.

          5. Aline Rosa

            Nossa, Baviera, parte sul! Alemão pesado! Falam rápido e enrolado, na minha opinião. Se começar a aprender agora dá tempo, hein! Já estou há 14 anos estudando e até hoje toda sexta vou treinar conversação com minha professora / amiga para não perder o jeito e nem o ouvido para a língua!

          6. Harvey_o_Adevogado

            Eles estarão em 2016 no Brasil. Tenho dois sobrinhos (uma menina e um guri) que além das minhas sobrinhas do Brasil, também me fazem de bobo quando estão por perto. Quero tentar falar alguma coisa até lá. Fazer uma surpresa. Estou ouvindo um “curso” em mp3 criado pela “rádio da alemanha”.
            Já sei o que significa “Das ist ein lied”.
            “Das ist frau Aline Rosa”.
            “Das ist Herr Ebony”.

          7. Aline Rosa

            Muito bom ter sobrinhos! Compensam… Vamos levar uma “lavada” dessa nova geração! Tanto o menino quanto a menina são muito inteligentes! E crescem em uma velocidade surpreendente!!!! Se usa apenas: Das ist Frau Rosa (senhora, o que não é o meu caso, e o sobrenome).

          8. Harvey_o_Adevogado

            vou pegando o jeito. Valeu pelas dicas…

          9. Aline Rosa

            Disponha! Sempre que precisar!

          10. Ebony Spiderman

            Ela ri de quem fala “nojenta”, rsrs.

          1. Ebony Spiderman

            Tememos o que não conhecemos piseudo macho

          2. Harvey_o_Adevogado

            daria um bom nome de apelido para o próximo membro do site.Vamos anotar.

          1. Aline Rosa

            Valeu!

    2. Ebony Spiderman

      “Piseudo-amigo”, a internet não deveria de ser lugar de burros, mas como vc está aqui…. Pelo jeito a sua leitura é tão ruim quanto a sua escrita, sugiro um procurar um supletivo.

      1. Ebony Spiderman

        Não piseudo-amigo, isso é o que vc quer discutir e não está tem gabarito. Eu posso ser um merda, mas ainda é pior do que isso.

          1. Ebony Spiderman

            Frase com acentos, grande avanço, agora que tal o uso de virgulas?

  2. Harvey_o_Adevogado

    cheguei atrasado para treta! até apagaram os posts do colega. Vai rolar processo?

    1. Aline Rosa

      Quem sabe na próxima Harvey!? Se rolar te chamo!

      1. Harvey_o_Adevogado

        nunca entre numa treta desacompanhada de seu adEvogado! 😉

        1. Aline Rosa

          Não tenho um advogado! Fico por conta da sorte! Confio no meu “taco “! ; )

        2. Harvey_o_Adevogado

          Os iluminerds utilizam o “Pássaro Sinal”. Pode usar quando precisar. O Ebony usa direto. Normalmente é uma lanterna ligada contra uma parede e alguém faz sombra com as mãos simulando uma ave e enviada a imagem via whatsapp.

          1. Aline Rosa

            Gosto de fazer coelhinho para os sobrinhos! 😂 Rola!?

          2. Harvey_o_Adevogado

            também dá para fazer aranha; dinosauro bangela; elefante.. Mas coelho, seria para o “homem coelho”. Na dúvida, a gente atende. Não se deve perder clientes em época de crise.

          3. Aline Rosa

            Dinossauro é algo que não faço ideia de como se faz, mas parece interessante…… Nessa época de crise negar um pedido é realmente algo fora de cogitação! 😉

          4. Harvey_o_Adevogado

            🙂

          5. Aline Rosa

            Você é bem antenado e responde rápido! Infelizmente meu aplicativo do Outlook está me deixando na mão! Aí tenho que recorrer ao laptop ou entrar pelo celular na garra! Tenha um bom dia.

          6. Harvey_o_Adevogado

            boa semana para vc tb. No leitura dos comentários fostes lembrada pelo ebony e por mim, do cast da marvel.

          7. Aline Rosa

            Obrigada! Fã acima de qualquer suspeita!

Deixe um comentário