A Guerra dos Fast Foods

Você está visualizando atualmente A Guerra dos Fast Foods

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Este post é para aqueles que estão fora de forma e não estão nem um pouco preocupados com a saúde (mas deveriam). Ele é principalmente baseado nas minhas experiências nos estabelecimentos de Fast Food – Bob’s, Mc Donald’s e Burger King.

Meu objetivo com esse post é contar um pouco a minha percepção desse mercado depois que o Burger King entrou de fato no Rio (e em Niterói). Até então, eu só tinha conhecimento de dois restaurantes Fast Food (Bob’s, Mc Donald’s). Sabia de alguns que se aventuraram pelas bandas cariocas, mas que não deram muito certo: Habib’s, Burgão, Good Good (esse denuncia a minha idade). Atualmente, temos o Giraffas, mas não sei se coloco nessa lista pois ele trabalha também com pratos executivos diferente dos dois Fast Food em questão.

gordoPois bem, a maioria das vezes eu consumo o Burger King aqui em Niterói onde trabalho, Plaza Shopping, especificamente. Antes do BK, meu pensamento (de gordo) era o seguinte: o Bob’s tem o melhor milkshake e um pão macio enquanto o Mc Donald’s tem a melhor batata e o melhor sorvete (no caso, a casquinha).

Depois que comecei a frequentar o BK, percebi o quanto estava errado quanto ao hambúrguer do Mc Donald’s. Os do BK são sim outra coisa, melhores, mais gostosos, mas saborosos. Então, minha visão sobre esses estabelecimentos mudou para: Bob’s tem o melhor milkshake, Mc Donald’s, a melhor batata e o Burger King, o melhor hambúrguer.

Só que, para a minha surpresa, o BK me aparece com uma estratégia que modifica a sua batata, a deixando mais crocante. E lá vai o gordo aqui prová-la. O resultado disso? Mc Donald’s deixou de ter a melhor batata.

Apesar de pagar academia, mas só ir de vez em nunca e todo dia acordar e dizer para mim que preciso emagrecer e que irei à academia, ainda me vejo frequentando esses lugares. Então, comecei a ter uma outra observação sobre essas lojas. Como todas estão na Praça de Alimentação, reparei em algumas mudanças no comportamento do consumidor.

A conclusão que cheguei é que, após uns anos no Plazza Shopping, o Burger King possui uma fila enorme no horário de almoço, o Mc Donald’s ainda tem umas pessoas “cativas”, mas nada como filas enormes como no tempo de outrora e o Bob’s… Bom o Bob’s é o Botafogo dos Fast Food. Esta ali sem incomodar ninguém com um ou outro torcedor .. digo consumidor.

gorod 2

No fim, o mercado é quem irá ditar o ritmo. O Burger King está com uma estratégia muito simples: “Fast Food não é comida saudável. Então, se você está aqui dê um foda-se para a sua saúde”. Já o Mc Donald’s até hoje não decidiu o que quer da vida, ou ele se posiciona como Fast Food de fato, ou seja, nada de saúde também ou então fica nessa crise de identidade em colocar à venda um Big Mac com maçã, fritas e suco de laranja. E o Bob’s… bom… Continue dizendo que o seu milkshake de ovomaltine é o melhor do mercado. Até porque isso é verdade. Mas o problema é depender somente de um produto.

Basicamente, era isso que queria comentar. Agora, vou lá no comer algo porque preciso me preocupar com a minha saúde.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Deixe um comentário