A extreia de Xuxa na Record, ou: Puxando o xaco da Rainha

Você está visualizando atualmente A extreia de Xuxa na Record, ou: Puxando o xaco da Rainha

mion

Angélica, Eliana, Luciana Gimenez, Adriane Galisteu, Fátima Bernardes, etc. A TV está repleta de apresentadoras. De estilos variados e públicos idem. Poucas, no entanto, possuem o carisma de Xuxa Meneghel. Protagonista nos anos 80 ao comandar o Xou da Xuxa, nas décadas seguintes a loira se aventurou em programas de TV destinados a crianças, jovens, adultos e às famílias, sempre na Rede Globo.

Causando espécie em alguns e surpresa em outros, a Rainha dos Baixinhos deixou a emissora líder de audiência e assinou contrato com sua maior rival, a Rede Record, estreando seu novo programa semanal no dia 17 de agosto.

 

thumb.aspx

E começou com o pé direito, improvisando e causando, cheia de gás, reinando num cenário suave e espaçoso, com direito a plateia, animadíssima, convidados razoavelmente famosos e participações especiais, divertidos quadros gravados e muitos erros e buracos, o tipo de programa que costuma ganhar a simpatia de um público não exatamente avesso a novidades, mas ansioso por um feijão com arroz bem temperado por uma cozinheira devotada e espirituosa.

E Xuxa mostra a que veio desde o início, com a exibição de um esquete encenando sua chegada ao setor de Recursos Humanos da Record para uma seleção de emprego, no qual responde às perguntas da entrevistadora com os versos do seu sucesso Lua de Cristal, aquela canção contagiante que brada:

“Tudo o que eu fizer
Eu vou tentar melhor do que já fiz
Esteja o meu destino, onde estiver
Eu vou buscar a sorte e ser feliz”

Do setor de Recursos Humanos, ela surge, ao vivo, vitoriosa (e, enfim, contratada) no estúdio, aos gritos de “a rainha voltou” e do já clássico “Xuxa, eu te amo”. E, genuína, com toda a simplicidade e pé no chão que lhe caracterizam, ela agradece a recepção que teve em seu novo canal, inédita, segundo ela. E agradeceu o enorme camarim, e ao público, e começou a mostrar o cenário, o sofá, o mezanino, as escadas, o telão.

saco

Sentindo-se em casa, pediu para que não falassem mal de sua antiga emissora, explicou que estava de salto baixo por conta do pé quebrado, deu bitoca na filhota Sasha e no namorado, Junno Andrade. Chamando-a de “minha princesa” e Junno de “meu sapo”, Xuxa diz ter descoberto o porquê de compará-lo ao bicho satitante: O fato de gostar muito de perereca!

Depois de admitir que sua antiga emissora teria cortado essa fala, ela lembra de outro canal, a Manchete, extinto canal em que apresentou o Clube da Criança, e faz uma espécie de mea culpa por um ato brutal que, segundo a loira, teria cometido contra uma criança na gravação do programa, agravado pelo fato de ter sido precariamente documentado em VHS, porém largamente reproduzido graças à internet: Ou alguém desconhece o meme “Senta lá, Cláudia”?

Assim, numa jogada de mestre, ela leva para seu sofá Érica, até aqui erroneamente conhecida por Cláudia, pede desculpas (mesmo com a moça repetindo que não precisava, que Xuxa fez sua infância feliz e etc), conversa com a menina, aliás, mulher, e ainda promete uma poltrona cativa para ela na platéia para sempre, com seu nome escrito (o verdadeiro e o… artístico).

dez

Ironizando sua semelhança com Ellen Degeneres, Xuxa saca um videotape “entrevistando” a apresentadora norteamericana, a quem usou como referência, copiando corte de cabelo e modelito. “Entrevistando” entre aspas, pois parecia tudo fake, editado e montado sobre um fundo azul, mas bastante divertido, com a brasileira recebendo no fim uma camisa da Ellen usando… xuxinhas no cabelo.

Recebendo atores famosos da novela Dez Mandamentos, mostra um vídeo em que, devidamente trajada como uma egípcia daquela época, aparece numa cena da produção interagindo e fazendo piada com tudo. Trouxe ainda para o sofá o cantor Alexandre Pires (sofá que ela revelou ser uma espécie de objeto de desejo cênico, e homenageou sua musa inspiradora Hebe, com um clipe), e Maria, que trabalha em sua casa, e, aparentemente, também nos bastidores da tv, fazendo-a corar de vergonha ao exibir um vídeo da dancinha de quadris de Maria, em casa, muuuito à vontade de pijamas.

O quadro Toc Toc foi um dos melhores momentos: refletindo a presença de Xuxa nas redes sociais, ela visita sem avisar fãs anônimos com quem se comunica ou recebe mensagens via internet. Com a experiência de 32 anos de TV (e não 30, como ela fez questão de dizer), a loira agradeceu com naturalidade aos patrocinadores do quadro, inclusive os que acabaram de assinar contrato, chegando a brincar que é a garota-propaganda perfeita da Nextel, vez que o símbolo da empresa é um X.

faro

E, como se trata de alguém com o histórico da Xuxa, um verdadeiro ícone, não faltaram homenagens. Estrelas da Record, como Marcos Mion, Rodrigo Faro e Sabrina Sato gravaram suas felicitações. E até Tom Cruise, que prometeu visitar o programa da apresentadora quando voltasse ao Brasil, enquanto divulgava sua nova superprodução, Missão Impossível – Nação Secreta.

Com grande desenvoltura para sua estréia num programa ao vivo e numa nova emissora, e com a convicção adquirida pela enorme experiência conquistada em uma carreira de sucesso, a Rainha dos Baixinhos surpreendeu pela segurança e cativou pela espontaneidade, que é sua marca registrada, preenchendo todos os espaços com sua alegria e jeito moleque.

XBT e Danilo Xentili a homenaxeiam

Enquanto a ex-emissora da Xuxa proibiu os globais de aparecerem no programa da loira, fazendo com que alguns que lá estavam usassem sacos na cabeça, dando origem a novas teorias da conspiração, o SBT homenageou a mãe da Sasha no The Noite, que, além de vestir o Ultraje a Rigor de Paquitas, colocou Murilo Couto de Praga, Léo Lins de Dengue, Diguinho de nave espacial rosa e Juliana de Xuxa Crente, cantando paródias como “Tá na hora, tá na hora, tá na hora de orar”.

 

the noite

As entrevistas foram conduzidas numa banheira cheia de hidratante Davene (ou Monange, sei lá), que a loira anunciou por anos a fio, e Gentili conversou com Carlos Daniel, imitador oficial da voz da Rainha dos Baixinhos, e com Satanás, que explicou o processo de gravação ao contrário de discos da Xu.

P.S.: E acabamos de saber que no Máquina da Fama, que foi ao ar antes de The Noite, Patrícia Abravanel interpretou um sucesso de Xuxa vestida como ela, com direito a paquitas e tudo. Por isso é tão difícil não amar o SBT.

Rodrigo Sava

Arqueólogo do Impossível em alguma Terra paralela

Este post tem um comentário

Deixe um comentário