[STAR WARS] FICÇÃO X REALIDADE: DARTH VADER – O HOMEM BIÔNICO

Você está visualizando atualmente [STAR WARS] FICÇÃO X REALIDADE: DARTH VADER – O HOMEM BIÔNICO

Nos filmes de Star Wars temos inúmeras batalhas no espaço e diversos sons e explosões, mas vocês sabiam que no vácuo do espaço não escutaríamos nada? O som precisa de oxigênio para se fazer audível e se propagar, então todas as batalhas épicas dos filmes seriam na verdade no mudo. Experimente assistir estas cenas sem som, muito sem graça não?

Vários elementos dos filmes estão aos poucos se aproximando realidade. Nesta série de matérias iremos analisar algumas destas tecnologias e quais estão mais próximas do nosso tempo e quais são completamente ficção científica (por enquanto).

Darth Vader – Homem Biônico Guerreiro negro, exímio piloto, comandante cruel, Lorde do lado negro da força, líder, sinistro e o mais popular vilão de todos os tempos – Estas são pequenas palavras para descrever o Lord Sith mais querido do mundo e que ainda assim não fazem jus a sua grandiosidade, então vamos analisar se algum dia num futuro não tão distante assim poderíamos conceber um Darth Vader?

Darth Vader na mesa de operação
Darth Vader na mesa de operação

Vamos analisar qual a probabilidade com as tecnologias existentes e em desenvolvimento:

Uma das maiores preocupações  para a ciência seria com os pulmões do Lorde do Lado Negro da Força devido ao ar extremamente quente na beira do vulcão em que foi encontrado por Darth Sidious, porém já está em desenvolvimento uma tecnologia de pulmão artificial que poderia substituir por completo o seu já debilitado num futuro próximo.

Previsão de testes clínicos em humanos: 10 anos

Outras saídas seriam oxigênio enriquecido e puro sendo bombeados em seus pulmões danificados diariamente e monitoradamente.

Outro problema seriam as severas queimaduras em seu corpo.

O tratamento de uma queimadura na fase aguda implica: a estabilização dos sinais vitais, suporte nutricional, desbridamento da ferida; antibióticos; encerramento da ferida, prevenção e tratamento de complicações (infecções e lesões do pulmão); a reabilitação, terapia ocupacional e apoio psicológico.

Numa primeira fase do tratamento o equilíbrio do doente grande queimado passa por administrar uma “grande” quantidade de soros, que vão compensar o doente pela sua perda de líquidos. Existe uma fórmula, designada por Fórmula de Parkland modificada que permite calcular para cada doente a quantidade de soro necessário, tendo em conta a % de área corporal queimada, a idade e o peso. Multiplica-se então 3ml X KG X % SCTQ e divide-se o resultado por 2, a primeira metade dos líquidos deve ser dada nas primeiras 8 horas após a queimadura, e o restante divide-se pelas segundas e terceiras horas.  Depois de se tratar deste equilíbrio, começa-se então os procedimentos cirúrgicos e a valorização de outras intervenções, tais como: o controlo da dor; a nutrição e a prevenção da infecção.

Tendo em vista a porcentagem de seu corpo queimado, a perda de suas duas pernas uma necessidade das mais básicas de sua armadura de suporte vital seria uma manutenção fisiológica, alguma forma de analisar composição sanguínea, glicose, CO2, temperatura, batimento cardíaco e etc para monitorar problemas em seu organismo, essas informações seriam transmitidas para seu painel peitoral que de alguma maneira corrigiria, a temperatura, nível de glicose e ou qualquer coisa que estivesse errada.

Tais painéis podem ser vistos em hospitais, ainda longe de fazerem isso tudo de forma ideal, mas como ele consegue carregar um leito inteiro de hospital dentro da sua armadura? Alguém já reparou se Darth Vader carrega um mochilinha com soros diversos, remédios e etc por baixo da capa? Nem eu.

Próteses:

Das características de Darth Vader o que mais se aproxima da realidade são as próteses, uma mais evoluída tecnologicamente do que a outra e em breve veremos uma menina deficiente física levantar de sua cadeira de rodas e chutar uma bola de futebol graças à um exoesqueleto em terras tupiniquins.

Algumas são impressionantes, como a BEBIONIC3 que reproduz com precisão quase perfeita todos os movimentos de uma mão humana. Não é difícil de imaginar que daqui alguns anos esta tecnologia estará tão avançada quanto às próteses de Star Wars, sensíveis ao toque através de nanotecnologia e conectores nervosos.

Prótese avançada de Luke Skywalker
Prótese avançada de Luke Skywalker

ASSISTAM AQUI O VÍDEO DEMONSTRATIVO DA PRÓTESE BEBIONIC3

Força física aumentada:

Essa é fácil, a armadura usada por Anakim Skywalker é, além de tudo, um exoesqueleto que aumenta sua força em várias vezes a força de um ser humano comum. Sim, essa tecnologia já existe, apesar de ainda estar em estágios “iniciais”. Uma empresa japonesa chamada CYBERDYNE (EXTERMINADOR DO FUTURO… ALGUÉM?) tem em desenvolvimento o mais promissor dos exoesqueletos, chamado HAL – Hybrid Assistive Limb (HAL? 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO! ALGUÉM?)

OBS: Apesar dos nomes assustadores e sugestivos a empresa declarou que ambos foram apenas coincidência e que não tem intenção de desenvolver uma A.I e tentar dominar o mundo ou algo do gênero.

HAL

VEJAM AQUI UM VÍDEO DEMONSTRATIVO DE HAL

Bom, analisando todas essas informações e pesquisando as tecnologias disponíveis hoje em dia, qual é a possibilidade da existência de um Darth Vader num futuro próximo?

De 0.1 à 10 – 7.0

Creio que num período de 30 anos já seria possível salvar uma vítima de múltiplas amputações cauterizadas, um pulmão completamente danificado, organismo descontrolado e, além disso, faze-la ser mais capaz que um ser humano comum.

Deixem seus comentários e me digam qual a opinião de vocês sobre o assunto. Lembrando que a força (Midi-chlorians) não foi considerada nesta matéria por ser algo exclusivo do universo criado por George Lucas.

Saulo Matos

Colaborador

Colaborador não é uma pessoa, mas uma ideia. Expandindo essa ideia, expandimos o domínio nerd por todo o cosmos. O Colaborador é a figura máxima dos Iluminerds - é o novo membro (ui) que poderá se juntar nalgum dia... Ou quando os aliens pararem com essa zoeira de decorar plantações ou quando o Obama soltar o vírus zumbi no mundo...

Deixe um comentário