10 anos de A Matter of Life And Death

Você está visualizando atualmente 10 anos de A Matter of Life And Death

MG_Iron

Olá, Nerds e Nerdas, tudo bom? Em 25 de Agosto de 2006, o Iron Maiden lançava o 14º álbum de estúdio, sendo o 3º depois da volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith, A Matter of Life And Death. É incrível como o tempo passa rápido e é sempre bom rever material antigo para podermos comparar com o material atual. Às vezes se faz necessário olhar para um material depois de um certo tempo, seja depois de 10, 15 ou 30 anos.

Lembro que as primeiras notícias sobre, na época, o álbum da Donzela contavam que se trataria de um trabalho mais conceitual. Quando chegou o seu lançamento tivemos, grata surpresa, o material mais politizado da banda. Músicas com letras e abordagens críticas sobre a guerra, corrida armamentista e religião. Apenas duas músicas fugiram, de certa forma, desse tema – The Reincarnation of Benjamin Breeg e Different World.

Como geralmente acontece, antes do lançamento oficial, chegou ao mercado o primeiro single, The Reincarnation of Benjamin Breeg, e muitos se perguntaram “Quem é Benjamin Breeg?”. Lembro que uma pessoa alegava ser parente de Benjamin e que estava à sua procura. Tinha até um site contando vários detalhes sobre a sua busca (o site hoje está fora do ar). No fundo, tudo não passava de uma estratégia de marketing.

Outra estratégia de marketing foi o lançamento de um jogo com o tema da música Different World. Esse, por sinal, foi a segunda aventura do Iron no mundo dos games. O primeiro foi o fraquíssimo Ed Hunter lançado em 1999. Ainda é possível jogá-lo em alguns sites que possuem Flash.

Outra coisa relevante sobre esse período é que A Matter of Life And Death por ser o primeiro trabalho do Iron que tocaram na íntegra durante a turnê. Turnê essa que não passou pela América do Sul.

Pra finalizar, na minha opinião, A Matter of Life And Death é o trabalho mais fraco da banda desde o retorno de Bruce e Adrian, mas não nego que podemos encontrar boas músicas nele.

Abraços.

Leonardo Delarue

Nerd clássico, nascido na década de 80, que gosta de video-game e heavy metal. Só escreve o que gosta, sem bases para sustentar suas teorias e/ou argumentos.

Deixe um comentário